Está na hora de aprender com os erros e sucessos do passado.
Para garantir o sucesso do seu negócio, é essencial ter um bom planejamento estratégico e isso é um processo que precisa ser repetido todo o ano, geralmente realizado entre o final e o começo do ano, acompanhando o ano fiscal de cada país.
Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, diz que o planejamento estratégico é “um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”
E você conhece todos os benefícios de um bom planejamento? Veja:
- Conquistar ou fortalecer o posicionamento da sua marca;
- Expandir o negócio para novos locais;
- Ampliar e diversificar os canais de venda;
- Aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças do mercado;
- Aumentar as vendas e os lucros;
- Otimizar a gestão financeira;
- Atrair e fidelizar clientes.
Agora que você sabe o quão importante é fazer um bom planejamento, conheça 5 dicas para fazer o seu:
1 Comece pela retrospectiva:
Essa é a hora em que você pensa em tudo o que passou e anota os erros, sucessos e aprendizados do ano. Essa etapa é essencial para construir estratégias e ações ainda mais assertivas para o próximo ano.
2 Analise o mercado e suas tendências:
Quando você analisa o mercado de onde está inserido e percebe suas tendências, consegue identificar oportunidades e se preparar para elas! Entenda melhor sua realidade e seja o protagonista de seu momento.
Isso ainda te ajuda a ver as ameaças que o próximo ano pode trazer e se preparar para enfrentá-las.
3 Defina os novos objetivos e metas!
Agora você já separou os aprendizados e oportunidades do mercado, também é capaz de enfrentar ameaças, chegou a hora de pegar tudo isso para definir aonde poderá chegar no próximo ano!
Liste tudo o que você quer alcançar e tudo o que é possível para aquele ano, defina metas e ações para chegar no sucesso.
4 Separe os seus KPI’s
Essas ações são chamadas de Key Performance Indicators (KPIs), ou indicadores-chave de performance. Eles servem para medir o seu sucesso, você pode definir alguns “pontos de check” durante o ano para analisar os KPI’s e verificar se está no caminho certo.
5 Prazos são importantes!
Sempre defina prazos realistas para realizar cada ação do seu planejamento. Além de te ajudar a se organizar, é mais fácil de alcançar os seus objetivos.
Você sabia que os membros da minha equipe recebem a minha consultoria e um guia completo para o sucesso? Faça parte disso, entre em contato agora mesmo!